Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Irã: discussões sobre programa nuclear avançam

Discussões sobre programa nuclear serão retomadas na próxima sexta-feira, diz Rússia -
Discussões sobre programa nuclear serão retomadas na próxima sexta-feira, diz Rússia

01/05/2021 13h28

Resumo da notícia

  • Discussões sobre programa nuclear serão retomadas na próxima sexta-feira, diz Rússia
  • Conversas indiretas entre Irã e Estados Unidos buscam levar os dois lados de volta ao cumprimento total do acordo nuclear de 2015
  • Chefe da delegação russa disse neste sábado (1º) que conversas estão avançando

Discussões indiretas entre Irã e Estados Unidos para levar os dois lados de volta ao cumprimento total do acordo nuclear de 2015 estão avançando de maneira estável e serão retomadas na sexta-feira, afirmou o chefe da delegação russa neste sábado.

As conversas começaram mês passado em Viena, com as outras partes do acordo - Irã, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha - reunindo-se no porão de um hotel de luxo, e os Estados Unidos sediados em outro hotel no outro lado da rua. O Irã tem se recusado a participar de reuniões diretas com autoridades norte-americanas.

Washington se retirou do acordo em 2018, quando era governado pelo presidente Donald Trump, e restaurou sanções contra Teerã. O Irã respondeu em 2019, violando muitos dos limites do acordo às suas atividades nucleares.

"Não devemos esperar avanços significativos nos próximos dias", afirmou o embaixador da Rússia no órgão supervisor de atividades nucleares da Organização das Nações Unidas, Mikhail Ulyanov, a repórteres.

"Precisamos simplesmente continuar com o trabalho diplomático do dia a dia e temos todos os motivos para esperar que o resultado, o resultado final, seja um sucesso e virá muito em breve, em algumas semanas", disse, acrescentando que as conversas serão retomadas na sexta-feira.

Notícias