Topo
Notícias

ONU quer impostos para ricos que se beneficiaram na pandemia

12/04/2021 22h50

Nações Unidas, 12 abr (EFE).- O secretário geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira que os países tributem os ricos que se beneficiaram financeiramente durante a pandemia, com o objetivo de reduzir desigualdades.

"Relatórios recentes indicam que houve um aumento de US$ 5 trilhões na riqueza dos mais ricos do mundo no ano passado", disse Guterres em discurso na abertura de um fórum sobre financiamento para o desenvolvimento.

O diplomata português convidou os governos a "considerar um imposto de solidariedade ou de riqueza para aqueles que se beneficiaram durante a pandemia, para reduzir as desigualdades extremas".

Guterres também reiterou a importância de mais medidas para responder a crises de dívida, oferecendo suspensões dos pagamentos, redução ou liquidez aos países necessitados.

Ele também elogiou o apoio do G20 à prorrogação da moratória do pagamento da dívida dos países mais pobres do mundo até o final deste ano, mas disse que seria melhor se fosse prorrogada até 2022.

Além disso, Guterres pediu que estas medidas sejam estendidas aos países de renda média, uma reivindicação que as Nações Unidas vêm fazendo há meses.

Segundo o chefe da ONU, também é necessário ir além dessas ações de alívio imediato e reformar toda a arquitetura da dívida internacional para acabar com "ciclos mortais" de dívidas, crises e "décadas perdidas".

"Mesmo em 2019, antes da pandemia, 25 países gastavam mais com o pagamento da dívida do que com educação, saúde e proteção social combinados", enfatizou.

Diante da crise gerada pela covid-19, Guterres insistiu quanto à importância de uma maior solidariedade entre os países e no "investimento nas pessoas".

"Precisamos de um novo contrato social, baseado na solidariedade, e investimentos em educação, empregos decentes e verdes, proteção social e sistemas de saúde. Esta é a base para um desenvolvimento sustentável e inclusivo", declarou.

Notícias