Topo
Notícias

'Dados fantásticos', diz Bolsonaro sobre alta do PIB no 3º trimestre

"Dados fantásticos", diz Bolsonaro sobre alta do PIB no 3º trimestre -                                 REPRODUÇÃO DE VÍDEO
'Dados fantásticos', diz Bolsonaro sobre alta do PIB no 3º trimestre Imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

03/12/2020 22h30

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou hoje em transmissão realizada pelas redes sociais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que registrou alta de 7,7% no terceiro trimestre. Apesar da melhora em relação aos três meses anteriores, o crescimento ficou abaixo do esperado por analistas consultados pela agência de notícias Reuters, de 9%.

"Economicamente estamos crescendo em "V", como dizia o Paulo Guedes, né? Realmente, os dados são fantásticos", disse Bolsonaro, sem citar diretamente os resultados divulgados hoje.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os resultados obtidos mostram "bons sinais" que o Brasil está se recuperando em "V", termo usado para uma economia que teve uma queda abrupta e consegue se recuperar rapidamente.

"Só os negacionistas refutam a evidência empírica de que a economia voltou em 'V'. Quem tem familiaridade com números e dados entende que voltou em V", assinalou o ministro.

O avanço de 7,7% representa o maior crescimento desde o início da série histórica, em 1996. Apesar disso, quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB apresentou uma queda de de 3,9%.

Houve também um declínio em relação a 2019 no acumulado do ano. O crescimento foi abaixo do que era esperado por Paulo Guedes que, apesar disso, negou qualquer "frustração" com os resultados.

"O sinal mais importante é de que a economia está voltando. Não há frustração. A informação objetiva que sai disso dai é que Brasil está crescendo forte", afirmou o ministro.

Indústria e Comércio crescem no trimestre

Tanto o setor da Indústria quanto o de Serviços apresentou alta de desempenho nos últimos três meses. Na Indústria, destaque para o crescimento de 23,7% no setor de transformação. Do lado dos Serviços, o Comércio cresceu significativamente, com uma alta de 15,9%. O segmento do transporte, armazenagem e correio apresentou alta de 12,5%.

No entanto, a a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, afirmou que, nos Serviços, não houve recuperação dos dados em relação ao primeiro trimestre.

"Houve uma queda tanto na oferta quanto na demanda. Mesmo tendo sido retiradas as restrições de funcionamento, as pessoas ainda ficam receosas para consumir, principalmente os serviços prestados às famílias, como alojamento, alimentação, cinemas, academias e salões de beleza", explicou ela.

Consumo das famílias brasileiras aumentou

Com a volta das atividades econômicas, as famílias brasileiras voltaram a consumir, o que aumentou os resultados desse índice. O IBGE registrou um aumento de 7,6% no consumo das famílias em relação ao último trimestre.

A melhora vem após o consumo das famílias ter queda recorde de 12,2% no segundo trimestre, no auge das restrições decorrentes da pandemia. Em comparação ao mesmo período do ano passado, no entanto, o índice caiu 3,9%.

"O consumo de serviços teve crescimento, mas foi bem menor do que a queda anterior, pois as famílias não voltaram a consumir no patamar anterior à pandemia", explicou Rebeca.

*Com informações da Reuters e Estadão Conteúdo

Notícias