Topo
Notícias

Dez candidatos da oposição rejeitam resultados de eleição presidencial na Guiné

30/10/2020 13h03

Conacri, 30 Out 2020 (AFP) - Dez candidatos da oposição nas eleições presidenciais de 18 de outubro na Guiné rejeitaram nesta sexta-feira os resultados provisórios declarando o presidente Alpha Condé, reeleito com 59,5% dos votos, e instou seus partidários a retomar as manifestações na terça-feira.

"Dadas as graves irregularidades antes e depois das eleições, os participantes decidiram rejeitar categoricamente os resultados provisórios proclamados", disse Cellou Dalein Diallo, segundo na votação, a jornalistas em Conakry.

Diallo convocou, junto com outros nove candidatos, a retomada das manifestações na terça-feira.

"A partir de terça-feira vamos retomar as manifestações pacíficas nas ruas e praças públicas para denunciar o roubo eleitoral em curso e exigir o reconhecimento da nossa vitória", acrescentou o adversário.

De acordo com os resultados provisórios anunciados em 24 de outubro por Céni, o chefe de Estado de 82 anos foi renovado para um polêmico terceiro mandato, obtendo 59,5% dos votos expressos.

O líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, foi creditado com 33,5% dos votos, resultado que ele contesta.

Diallo chegou a proclamar sua vitória um dia após a votação. Seguiram-se confrontos que duraram uma semana antes de gradualmente se acalmarem.

A possibilidade de um terceiro mandato consecutivo de Condé já havia gerado protestos durante um ano em que dezenas de civis perderam a vida no país.

cv-eml/mc/mab/eg/cc

Notícias