Topo
Notícias

Tailândia projeta para novembro testes em humanos de vacina contra Covid-19

12/07/2020 20h38

Bangcoc, 12 jul (EFE).- Uma equipe de pesquisadores da Tailândia começará a testar em humanos, por volta do mês de novembro, uma vacina contra a Covid-19, que, se for bem-sucedida, poderá ser distribuída no próximo ano, de acordo com anúncio feito neste domingo.

Após resultados positivos com macacos em maio, dois tipos de vacinas serão enviados para San Diego (Estados Unidos) e Vancouver (Canadá), para produzir 10 mil doses até novembro, disse Kiat Ruxrungtham, diretor do centro de pesquisa de vacinas da Universidade de Chulalongkorn, em Bangcoc, durante entrevista coletiva.

A vacina, desenvolvida em colaboração com uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, será testada em uma primeira fase em cerca de 100 pessoas divididas em dois grupos: primeiro, doses diferentes serão inoculadas em um grupo de indivíduos entre 18 e 60 anos. Depois, em outro grupo com idades entre 60 e 80 anos.

Se os resultados da primeira fase forem positivos, será realizada uma segunda fase, na qual a amostra será expandida para entre 500 e 1 mil pessoas.

No momento, a equipe de pesquisadores não aceita voluntários, uma vez que os testes aguardam a aprovação das autoridades competentes, mas se eles forem bem sucedidos, espera-se que a empresa BioNet-Asia possa produzir a vacina em grande escala a partir do terceiro ou quarto trimestre de 2021.

A Tailândia foi o primeiro país a detectar um caso de Covid-19 fora da China, o epicentro da pandemia, mas até agora conseguiu contê-la fechando fronteiras e com o uso de máscaras, com 3.217 casos confirmados e 58 mortes.

Notícias