Topo
Notícias

Honda retoma produção de motos em fábrica de Manaus (AM)

A partir dessa segunda-feira, 25 de maio, produção recomeça gradualmente com novos protocolos de saúde e segurança - Divulgação
A partir dessa segunda-feira, 25 de maio, produção recomeça gradualmente com novos protocolos de saúde e segurança Imagem: Divulgação
do UOL

Colunista do UOL

25/05/2020 10h34

Com a produção suspensa há cerca de dois meses, a Honda retoma gradualmente as atividades, a partir de hoje (25 de maio), em sua fábrica de motocicletas, localizada em Manaus (AM), uma das cidades mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus. Líder do mercado de motos com quase 80% de market share, a empresa japonesa informa que as linhas de produção, paralisadas desde 27 de março, serão reativadas gradualmente, no início com ritmo reduzido, para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança.

Segundo a Honda, o retorno dos colaboradores às atividades segue cronograma de retomada da operação e encerra antecipadamente o período de suspensão temporária do contrato de trabalho dos cerca de 5.000 funcionários. Os colaboradores cujas atividades permitirem atuação à distância permanecem em regime de home office, informa a empresa.

Protocolos começam em casa

De acordo com a Honda, foram estabelecidos protocolos de saúde e segurança tendo como referência as melhores práticas adotadas globalmente pela empresa. São ao todo 27 protocolos que detalham cerca de 200 medidas em toda a jornada do colaborador - desde o momento que sai de sua residência, no ônibus fretado, até o retorno.

Além de avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica, haverá também horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações; reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização bem como a adoção de máscaras. Fontes ligadas à empresa afirmam que uma das maiores dificuldades é o horário de almoço, onde milhares de funcionários se reúnem no refeitório para comer e retiram as máscaras.

As equipes foram orientadas e treinadas para conscientizar os colaboradores sobre cuidados e métodos de prevenção, bem como apoiar a adaptação aos novos procedimentos.

A empresa afirma que está, a cada momento, revisando as medidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço da covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios.

Notícias