Topo
Notícias

Presidentes de Uruguai e Paraguai chegam a Santa Fé para Cúpula do Mercosul

16/07/2019 20h29

Santa Fé (Argentina), 16 jul (EFE).- Os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, foram os primeiros a chegar nesta terça-feira à cidade de Santa Fé, na Argentina, onde amanhã acontece a Cúpula do Mercosul.

Vázquez foi o primeiro a desembarcar na cidade, enquanto Abdo Benítez o fez cerca de duas horas depois, mas nenhum dos dois deu declarações para a imprensa.

Os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Brasil, Jair Bolsonaro devem chegar a Santa Fé amanhã, pouco antes do início da cúpula, que também contará com a presença de Sebastián Piñera, do Chile (país associado ao Mercosul), e Evo Morales, da Bolívia, que está em processo de adesão plena ao bloco.

Tanto Piñera como Morales chegarão nas próximas horas a Santa Fé, que fica cerca de 460 quilômetros ao norte de Buenos Aires.

O Mercosul, fundado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, celebra sua 54ª cúpula com uma atmosfera renovada graças ao acordo comercial conseguido com a União Europeia (UE). Agora, os países-membros querem acelerar outros acordos de livre-comércio com outros países e blocos econômicos, assim como sua consolidação e modernização.

Os chanceleres do Mercosul se reuniram nesta terça-feira para realizarem os últimos acertos nos documentos que serão assinados pelos presidentes na cúpula semestral da organização, na qual a Argentina transferirá a presidência rotativa para o Brasil.

Após o histórico acordo com a UE depois de quase 20 anos de negociações, o Mercosul quer fechar acordos com a Associação Europeia de Livre-Comércio (EFTA, na sigla em inglês), integrada pela Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, com o Canadá e com a Coreia do Sul.

Outro ponto que será abordado nos debates é a busca por mecanismos que permitam que o acordo alcançado com a UE comece a vigorar de maneira provisória no menor tempo possível, assim que o mesmo for ratificado pelo Parlamento Europeu.

Além disso, o Mercosul quer aprovar uma série de resoluções para modernizar sua estrutura e dinamizar seu funcionamento. EFE

Notícias