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Pan, Bradesco e Santander lideram ranking de reclamações contra bancos

Fabrício de Castro

Brasília

16/07/2019 12h01Atualizada em 17/07/2019 13h48

O Banco Central informou esta terça-feira, 16, que o Pan liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras referente ao segundo trimestre de 2019. O banco registrou índice de 168,45. Em segundo lugar, aparece o Bradesco (24,50) e, em terceiro, o Santander (23,75). Nesta lista, estão os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes.

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista, a Caixa Econômica Federal aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 20,71). Na sequência estão Banco do Brasil (20,63), Itaú (19,49), Banrisul (15,30), Votorantim (11,77), Omni (11,47), Banco CSF (6,29%), Midway (4,86), Banco do Nordeste (0,56%) e Sicredi (0,00%).

Instituições menores

Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking a parte -, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 953,33 no segundo trimestre de 2019. Em seguida aparecem Modal (415,59), Inter (367,73), Novo Banco Continental (321,37), Safra (302,98), BNP Paribas (118,17), Agibank (97,53), entre outros. A lista completa tem 20 instituições.

Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

Outro lado

O banco Pan disse, em nota, que "investe constantemente na melhoria e modernização de produtos, processos internos e na qualidade do atendimento ao cliente" e que seu índice no ranking do BC "vem caindo de forma constante e expressiva nos últimos trimestres".

Em nota, o Santander disse que "permanece com total empenho para prestar o melhor atendimento aos clientes e trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco".

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