Oslo vai se tornar a primeira cidade a recarregar táxis elétricos pelo ar
Resumo da notícia
- Projeto usará tecnologia de indução com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi
- A partir de 2023, todos os táxis em Oslo serão obrigados a ter emissão zero
- Noruega é atualmente o maior mercado de carros elétricos da Europa
Oslo, capital da Noruega, se tornará a primeira cidade do mundo a instalar sistemas de recarga sem fio para táxis elétricos, na esperança de tornar a recarga rápida e eficiente o suficiente para acelerar a chegada de táxis não poluentes.
O projeto usará tecnologia de indução, com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi ligados a receptores instalados no veículo, informou a empresa finlandesa Fortum nesta quinta-feira.
A partir de 2023, todos os táxis em Oslo serão obrigados a ter emissão zero e a Noruega quer que todos os carros novos estejam com os índices zerados até 2025. Entre outras nações, Reino Unido e França têm metas similares para 2040.
A Fortum, que está trabalhando com a empresa norte-americana Momentum Dynamics e a cidade de Oslo no esquema, disse que o maior obstáculo para a eletrificação de táxis até agora era a infraestrutura, já que é muito demorado para os taxistas encontrarem um carregador, plug-in, e depois têm de esperar o carro carregar.
A indução é mais eficiente em termos energéticos e permite carregar os táxis enquanto eles se movem lentamente nas filas.
"O tempo é igual ao dinheiro quando os motoristas de táxi estão trabalhando", disse Ole Gudbrann Hempel, chefe da rede de recarga pública da Fortum na Noruega.
A Noruega tem a maior proporção de carros elétricos do mundo, em parte graças a benefícios de longo prazo, como pedágios gratuitos ou com desconto, estacionamento e pontos de recarga. No ano passado, quase um em cada três carros novos vendidos foi elétrico.
O governo também isenta os veículos elétricos de impostos em veículos tradicionais que são muito altos em um país que não tem sua própria indústria de carros movidos a combustíveis fósseis para fazer lobby contra eles.
Com apenas cinco milhões de pessoas, a Noruega comprou 46.143 novos carros elétricos a bateria em 2018, tornando-se o maior mercado da Europa, à frente da Alemanha, com 36.216 e da França, com 31.095, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.