Topo
Notícias

Agência de espionagem afegã diz ter matado comandante do Taliban responsável por ataque letal

23/01/2019 15h35

Por Abdul Qadir Sediqi e Jibran Ahmad

KABUL/PESHAWAR, Paquistão (Reuters) - A principal agência de espionagem do Afeganistão disse nesta quarta-feira ter matado o comandante do Taliban responsável por um ataque letal contra uma das bases das forças de segurança do país nesta semana, e se comprometeu a encontrar e matar todos os outros envolvidos.

O Diretório Nacional de Segurança (NDS) disse que o comandante do Taliban, identificado apenas como Noman, foi morto em um ataque aéreo na noite de terça-feira.

A agência disse que Noman foi responsável pelo ataque de segunda-feira contra uma base do NDS na província de Maidan Wardak, a oeste de Cabul, no qual o diretório disse que 36 pessoas morreram e 58 ficaram feridas. Outras autoridades disseram que o número de mortes foi ainda maior.

“Noman, junto com sete outros, foi atingido após ser identificado por forças do NDS”, disse a agência de segurança em comunicado. “O NDS irá perseguir o grupo terrorista e matar a todos”.

O Taliban emitiu um comunicado negando que o comandante tenha sido morto.

O ataque insurgente em Maidan Wardak foi o mais recente a deixar um grande número de vítimas entre as forças do governo e enfatizou a pressão que sofrem, à medida que combatentes cada vez mais confiantes intensificam a violência, mesmo que esforços diplomáticos para encerrar o conflito estejam em andamento.

No ataque de segunda-feira, o Taliban detonou um veículo militar roubado cheio de explosivos. Algumas autoridades do governo disseram que o número de mortos foi maior do que o divulgado pelo NDS.

Uma graduada fonte de segurança disse à Reuters que 126 membros das forças de segurança do Afeganistão foram mortos. Outras duas graduadas fontes de segurança da capital, Cabul, disseram que ao menos 72 homens sendo treinados pelo NDS foram mortos, e que 38 ficaram feridos.

O Taliban disse que o ataque deixou 190 mortos.

Notícias