Topo
Notícias

Opositores de Maduro pedem no Brasil reconhecimento de Guaidó como presidente

17/01/2019 21h02

Brasília, 17 jan (EFE).- Um grupo de líderes da oposição venezuelana pediu nesta quinta-feira, em Brasília, que a comunidade internacional reconheça o deputado Juan Guaidó, líder da Assembleia Nacional, como legítimo presidente temporário do país.

A delegação de opositores participou hoje de uma reunião com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Estiveram no encontro delegados dos países do Grupo de Lima, com exceção do México, representantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil e um assessor da Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Guaidó é, por força da Constituição venezuelana, pelos artigos 233, 333 e 350, o legítimo presidente temporário. E pedimos que seja reconhecido como tal pelo Brasil e por toda comunidade internacional", disse Antonio Ledezma, ex-prefeito de Caracas, ao lado de Julio Borges, ex-presidente da Assembleia Nacional.

Segundo os dois, como o parlamento venezuelano declarou o presidente do país, Nicolás Maduro, como "usurpador do poder" e não reconheceu o novo mandato que ele assumiu na última quinta-feira, a Constituição diz que o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o poder.

Ledezma explicou que isso deveria ocorrer de forma automática, sem a necessidade de Guaidó ser proclamado como novo presidente pela Assembleia Nacional. O deputado deve, então, dar início a um governo de transição, com prazo determinado, e convocar novas eleições.

A delegação venezuelana também foi integrada pelo presidente do Tribunal Supremo de Justiça no exílio, Miguel Ángel Martin.

Depois do encontro com Araújo, eles também pediram que os países do Grupo de Lima apliquem uma série de medidas econômicas contra os líderes do regime de Maduro. EFE

Notícias