Topo
Notícias

Justiça do México solta irmão de traficante "El Mencho" da prisão, diz Ministério da Segurança

30/04/2024 16h33

Por Raul Cortes

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A Justiça do México soltou da prisão Abraham Oseguera, irmão do traficante mexicano Nemesio “El Mencho” Oseguera Cervantes, chefe do poderoso Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), informou o Ministério de Segurança mexicano nesta terça-feira.

Oseguera, também conhecido como “Don Rodo”, fora detido em 21 de abril por soldados do Exército trabalhando com a Guarda Nacional em Autlán de Navarro, em Jalisco, no que as autoridades exaltaram como um grande golpe contra o crime organizado.

O CJNG é amplamente visto como a mais poderosa gangue do México, ao lado do Cartel de Sinaloa. Ambos lutam por lucrativas rotas de contrabando para os Estados Unidos, além de lucrarem em muitos outros esquemas criminosos.

A ministra da Segurança, Rosa Icela Rodríguez, disse na entrevista rotineira da Presidência do México que o juiz Rogeio León havia “surpreendentemente” ordenado a soltura de Oseguera, argumentando que não havia fundamentação legal para acusá-lo ou mantê-lo na prisão.

Rodríguez, que questionou o decreto emitido pelo juiz, disse que a Suprema Corte de Justiça foi instigada a intervir, mas não reverteu a decisão do juiz.

A Reuters não conseguiu entrar em contato com o juiz ou revisar os documentos relacionados ao caso em um primeiro momento.

Notícias