Topo
Notícias

ONU alerta para situação 'catastrófica' no Haiti

28/03/2024 18h02

PORTO PRÍNCIPE, 28 MAR (ANSA) - O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, afirmou que a situação atual no Haiti, que vive uma intensa crise de segurança, é "catastrófica". Ele fez um apelo à comunidade internacional para fazer mais para devolver esperança aos haitianos.   

Em uma mensagem em vídeo, o oficial destacou que "a corrupção, a impunidade e uma governança quase inexistente, exacerbadas pelos crescentes níveis de violência de gangues, têm minado o Estado de Direito e levado as instituições estatais haitianas à beira do colapso".   

Ao enfatizar a ação implacável dos grupos armados e seu uso indiscriminado de violência sexual contra mulheres, crianças e vítimas de sequestro, Turk indicou que "abordar a insegurança deve ser a mais alta prioridade para proteger a população e prevenir mais sofrimento humano".   

"É chocante que, apesar da terrível situação no terreno, as armas continuem a entrar no Haiti", disse, exigindo "uma implementação mais eficaz do embargo sobre essas armas".   

O alto comissário também expressou "a necessidade urgente de implantação de uma missão para ajudar a polícia nacional a conter a violência".   

No entanto, ele advertiu que "o simples fortalecimento da segurança não levará a uma solução duradoura": "São necessárias políticas simultâneas voltadas para o restabelecimento do Estado de Direito". (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias