Topo
Notícias

Parlamento de Hong Kong aprova nova lei de segurança nacional

19/03/2024 09h42

O Conselho Legislativo, o Parlamento local de Hong Kong, aprovou por unanimidade nesta terça-feira (19) uma nova lei sobre segurança nacional, que prevê prisão perpétua para crimes de traição e insurreição.  

"Hoje é um dia histórico para Hong Kong", declarou o dirigente do território, John Lee, especificando que a lei entrará em vigor em 23 de março. 

Este texto completa a lei de segurança nacional imposta por Pequim em 2020, após as massivas manifestações pró-democracia no território semiautônomo. 

A nova lei estipula cinco novas categorias de infrações, além das incluídas no texto de 2020: traição, insurreição, espionagem, sabotagem à segurança nacional e interferência estrangeira.

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia expressaram preocupação com uma lei que restringe ainda mais as liberdades em Hong Kong e pediram aos legisladores que dediquem mais tempo para examinar o seu impacto. 

Mas o Conselho Legislativo (LegCo) de Hong Kong, onde não há representantes da oposição, debateu o texto de forma acelerada e os seus 89 membros aprovaram a lei, denominada "artigo 23", por unanimidade.

su-hol/lgo/pz/es/zm/aa/fp

© Agence France-Presse

Notícias