Topo
Notícias

Dados cadastrais de 46 mil chaves Pix foram vazados, diz Banco Central

Dados vazados são cadastrais, como nomes, CPFs, número e agência de contas bancárias - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Dados vazados são cadastrais, como nomes, CPFs, número e agência de contas bancárias Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/03/2024 09h23Atualizada em 19/03/2024 09h46

O Banco Central do Brasil informou hoje que os dados pessoais vinculados a 46 mil chaves Pix foram vazados após uma falha de segurança no sistema de uma instituição de crédito.

O que aconteceu

Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, movimentações ou saldo. Segundo o BC, as informações do vazamento são só as cadastrais, como nomes, CPFs, agência, número e tipo de conta. A instituição destacou que esses dados não permitem movimentação de recursos.

O vazamento foi de chaves Pix vinculadas à Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor. O problema teria sido causado por "falhas pontuais na segurança" dos sistemas da instituição. O BC disse que o caso será apurado, e que vai aplicar as sanções previstas na regulação.

Quem foi afetado será notificado pelo aplicativo ou internet banking da instituição. Ainda conforme o Banco Central, pessoas não serão contatadas por aplicativos de mensagem, telefone, SMS ou e-mail.

Esse é o sexto vazamento de dados cadastrais desde 2021. É possível verificar quais foram as instituições afetadas no site do BC.

Notícias