Topo
Notícias

Homens armados sequestram cerca de 100 pessoas em ataques no fim de semana

18/03/2024 20h57

Por Garba Muhammad e Hamza Ibrahim

KADUNA, Nigéria (Reuters) - Homens armados sequestraram cerca de 100 pessoas na Nigéria, incluindo mulheres e crianças, em dois ataques no fim de semana no Estado de Kaduna, disseram moradores e a polícia nesta segunda-feira.

Sequestros de organizações criminosas, que exigem resgates, tornaram-se ocorrências quase diárias na Nigéria, especialmente na região norte, onde as autoridades parecem impotentes para impedi-las.

O porta-voz da polícia de Kaduna, Mansur Hassan, confirmou o incidente no vilarejo Kajuru Station na noite de domingo, mas não pôde informar a quantidade de pessoas desaparecidas. Ele disse que agentes de segurança foram mobilizados para resgatar os moradores.

Tanko Wada Sarkin, um líder do vilarejo, disse que 87 pessoas foram levadas.

"Nós até agora registramos o retorno de cinco pessoas que fugiram pelo mato. Com esse ataque, já é a quinta vez que esses bandidos atacam essa comunidade", disse à Reuters, por telefone.

Moradores relataram que homens armados, vestidos com uniformes do Exército, chegaram à aldeia sem serem detectados.

Aruwa Ya'u, um outro residente, disse que foi capturado, mas logo depois libertado pelos homens armados diante de sua dificuldade de andar devido a problemas de saúde.

Os pistoleiros são conhecidos por obrigarem suas vítimas a embrenharem-se no mato, mantendo-as detidas durante meses enquanto aguardam o pagamento do resgate.

Os raptos ocorrem após um grupo armado sequestrar, no início de março, 286 alunos e funcionários de uma escola em Kuriga, no estado de Kaduna, e depois de homens armados terem capturado 61 pessoas na comunidade de Buda, em 12 de março.

Em Dogon Noma, outra comunidade da região do governo local de Kajuru, homens armados sequestraram 16 pessoas em suas casas na noite de sábado, de acordo com moradores.

(Reportagem de Garba Muhammad em Kaduna, Hamza Ibrahim em Kano e Ahmed Kingimi em Maiduguri)

Notícias