Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Covax confirma recebimento de dinheiro da Venezuela para enviar vacinas

09/07/2021 01h35

Genebra, 8 jul (EFE).- A GAVI Alliance, que administra junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consórcio Covax de distribuição global de vacinas contra a covid-19, confirmou nesta quinta-feira à Agência Efe que já recebeu os recursos da Venezuela para enviar doses ao país, que aparentemente tinham sido bloqueados pelas sanções internacionais que pesam sobre o governo.

"A Venezuela ingressou recentemente no Covax e pagou suas obrigações financeiras, esperamos distribuir-lhes as doses assim que tivermos o tipo que escolher", disse um porta-voz da GAVI.

O governo venezuelano denunciou que, devido às sanções comerciais e financeiras dos Estados Unidos contra o país, seu pagamento ao Covax foi bloqueado, o que impediu a chegada de 11 milhões de vacinas do programa humanitário já acertadas em abril.

O embaixador da Venezuela nas Nações Unidas em Genebra, Hector Constant, levou o assunto ao Conselho de Direitos Humanos esta semana e o colocou como um exemplo do "crime de lesa-humanidade" contra a Venezuela que essas sanções econômicas constituem.

O bloqueio do pagamento chegou até a confrontar a OMS com o governo venezuelano, depois que o presidente Nicolás Maduro garantiu publicamente no domingo passado que o Covax "havia falhado" e deveria enviar-lhes imediatamente as doses ou devolver o dinheiro.

"Chega de zombarias do sistema Covax contra o povo venezuelano, alguém meteu a mão ali para que as vacinas não cheguem à Venezuela", criticou o presidente venezuelano à emissora estatal "VTV".

O Covax, voltado principalmente para os países em desenvolvimento, distribuiu mais de 88 milhões de doses de vacinas para 131 países até o momento.

Notícias