PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
15 dias

Província italiana vai liberar restaurantes para vacinados

23/04/2021 11h06

BOLZANO, 23 ABR (ANSA) - A província autônoma de Bolzano, no extremo-norte da Itália, será a primeira unidade administrativa do país a testar um sistema de "passe livre" para pessoas imunizadas contra a Covid-19 em determinados locais.   

A iniciativa se chama "CoronaPass" e vai entrar em vigor na próxima segunda-feira (26), data da reabertura de bares e restaurantes na Itália.   

O governo do premiê Mario Draghi autorizou apenas o atendimento em mesas ao ar livre, porém a província de Bolzano decidiu dar um passo além e permitir clientes em espaços fechados.   

No entanto, os salões de bares e restaurantes só poderão receber clientes que apresentarem comprovante de vacinação contra a Covid-19, de cura da doença ou teste negativo. O "CoronaPass" funcionará tanto em papel como, a partir de 5 de maio, por meio de um código QR em smartphones e também dará acesso a cinemas, teatros e museus.   

"A política pode apenas indicar as diretrizes, agora cabe aos cidadãos respeitar as regras, se vacinar e se testar", declarou o governador de Bolzano, Arno Kompatscher. Atualmente, as cidades da província dispõem de 400 mil testes PCR gratuitos para a população.   

Com pouco mais de 530 mil habitantes, Bolzano tem 613 casos ativos do Sars-CoV-2, sendo apenas 11 em terapia intensiva. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, a província já registrou 70.665 contágios e 1.158 mortes na pandemia, enquanto a Itália inteira soma quase 4 milhões de casos e cerca de 118 mil óbitos.   

O governo italiano também estuda a criação de um passe sanitário para vacinados em âmbito nacional. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias