PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Azerbaijão anuncia entrada de tropas em terceiro distrito devolvido pela Armênia

30/11/2020 18h38

Baku, Azerbaijão, 30 Nov 2020 (AFP) - Tropas do Azerbaijão entraram nesta terça (tarde de segunda no Brasil) em Lachin, o terceiro e último distrito devolvido pela Armênia, como parte do acordo que pôs fim a semanas de combates por Nagorno Karabaj, anunciou o governo de Baku.

O Ministério da Defesa informou que "unidades do Exército do Azerbaijão entraram na região de Lachin em 1º de dezembro", em virtude do acordo assinado em 9 de novembro por Armênia, Azerbaijão e Rússia.

O distrito de Lachin, assim como o de Aghdam, devolvido em 20 de novembro, e o de Kalbajar, retornado em 25 de novembro, constituía uma zona tampão que cercava a república autoproclamada de Nagorno Karabakh desde o fim de uma primeira guerra, ocorrida em 1994.

Após o acordo de cessar-fogo assinado em 9 de novembro, negociado por Moscou, em um momento em que a situação militar era catastrófica para os armênios, Yerevan se comprometeu a devolver os três distritos ao Azerbaijão.

Outros quatro territórios foram conquistados militarmente pelas forças azerbaijanas depois de seis semanas de intensos combates, que confrontaram as duas partes desde o fim de setembro e que deixaram milhares de mortos.

Contudo, o acordo permite a sobrevivência de Nagorno Karabakh, província povoada em sua maioria por armênios, embora fique sem uma parte de seu território.

Cerca de 2.000 soldados russos foram mobilizados ao longo da linha de frente para garantir o cessar-fogo e a manutenção de um corredor que une a Armênia ao enclave.

eg-im/mp/mb/bc/mvv

Notícias