Topo
Notícias

Siga aquele rover! App acompanhará viagem do Perseverance a Marte

Rover Perseverance vai explorar o planeta vermelho - Nasa
Rover Perseverance vai explorar o planeta vermelho Imagem: Nasa
do UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

23/08/2020 14h59

A Nasa lançou no final de julho deste ano o robô explorador Perseverance com destino a Marte. Projetado para descobrir vestígios de vida antiga no planeta vermelho, o rover deve pousar apenas em 18 de fevereiro de 2021. Mas, até lá, você pode acompanhar todo o caminho realizado pelo robô por meio de um aplicativo.

A agência espacial americana anunciou que o "Eyes on the Solar System" (Olhos no Sistema Solar, na tradução literal) irá mostrar todo o caminho do Perseverance pelos próximos seis meses, até sua chegada à cratera de Jezero. O aplicativo está disponível na página https://eyes.nasa.gov/.

"O Eyes on the Solar System visualiza os mesmos dados de trajetória que a equipe de navegação usa para traçar o curso do Perseverance para Marte. Se quiser nos acompanhar em nossa jornada, este é o lugar para estar", disse, em nota, Fernando Abilleira, gerente de navegação do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia (EUA).

O aplicativo permite que o usuário de um giro em 360 graus no rover, exibindo planetas, estrelas e até outras sondas, como a Pionner 11, lançada em 1973 e com os últimos dados recebidos em novembro de 1955.

"Você também não precisa parar em Marte. Você pode viajar por todo o sistema solar e até mesmo através do tempo. O site não só usa dados em tempo real e imagens da frota de sondas da Nasa, como também é preenchido com dados da Nasa de 1950 e projeções até 2050", diz a agência.

Além disso, é possível observar a órbita da Terra e de outros planetas do sistema solar. Os controles disponíveis no aplicativo permitem alterar também como o usuário observa o espaço, sendo possível escolher, por exemplo, o modo 3D —sendo necessário o uso de óculos especiais para essa função.

Cientistas encontram sinais de água líquida e corrente em Marte

Notícias