PUBLICIDADE
Topo

Inscrições para o Sisu do segundo semestre começam hoje; prazo acaba sexta

Sisu do segundo semestre oferta mais de 51 mil vagas em cursos presenciais e a distância - Reprodução
Sisu do segundo semestre oferta mais de 51 mil vagas em cursos presenciais e a distância Imagem: Reprodução
do UOL

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 04h00Atualizada em 07/07/2020 07h27

O MEC (Ministério da Educação) abriu na manhã de hoje as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre, que pela primeira vez disponibiliza vagas para cursos a distância além das vagas para cursos de graduação presenciais.

O cadastro para o Sisu é gratuito. A partir desta edição, o acesso ao sistema de inscrição do programa será realizado com o login único do gov.br, sistema de acesso único do governo federal. O cadastro no gov.br pode ser feito neste endereço.

O período de inscrições para o Sisu de meio de ano vai até as 23h59 do dia 10 de julho. Já os resultados serão divulgados no dia 14 de julho.

Ao todo, esta edição do Sisu oferece mais de 51 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. O programa utiliza como forma de seleção o desempenho obtido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Podem se inscrever no Sisu candidatos que participaram da última edição do Enem e que não tiraram zero na prova de redação. Quem fez o Enem na condição de treineiro (sem ter concluído o ensino médio) não pode participar do programa.

Confira todas as datas do Sisu

  • Inscrições: 7 de julho até 23h59 de 10 de julho
  • Resultados: 14 de julho
  • Matrícula: 16 a 21 de julho
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 14 a 21 de julho
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 24 de julho

O período para cadastro no Sisu seria aberto no dia 16 de junho, conforme informou no início de maio o então ministro da Educação, Abraham Weintraub. Até aquela data, no entanto, o edital do programa não foi publicado —somente no dia em que seriam abertas as inscrições Weintraub anunciou que o Sisu seria adiado.

O documento foi publicado no dia seguinte, oficializando a abertura das inscrições e demais datas para o mês de julho.

Notícias