PUBLICIDADE
Topo

Sagrada Família reabre em Barcelona e faz homenagem a profissionais de saúde

Mãe e filho visitam a basílica da Sagrada Família, em Barcelona, usando máscaras no dia da reabertura - JOSEP LAGO/AFP
Mãe e filho visitam a basílica da Sagrada Família, em Barcelona, usando máscaras no dia da reabertura Imagem: JOSEP LAGO/AFP

Da AFP, em Barcelona

04/07/2020 14h50

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona reabriu suas portas neste hoje, depois de mais de três meses fechada devido à pandemia de coronavírus, celebrando os profissionais de saúde.

Esta primeira fase de reabertura do "templo" modernista — uma das construções mais visitadas da Espanha — presta "homenagem" a todos aqueles que se mobilizaram contra a epidemia na segunda cidade da Espanha.

Auxiliares de enfermagem, enfermeiras, médicos, farmacêuticos, entre outros, circularam mascarados no local declarado Patrimônio da Humanidade.

Matilde Fuentes, médica de 49 anos, se emocionou. "Passamos momentos muito difíceis, tentamos estar lá toda vez que precisávamos e agora que eles nos agradecem, isso arrepia."

A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia, com pelo menos 28.385 mortes.

A extraordinária basílica, criada no século 19 pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e ainda em construção, foi aberta especialmente para "o pessoal de saúde dos principais hospitais da cidade, agentes que garantiram a segurança da cidade, funcionários de entidades sociais, ONGs e organizações empresariais e comerciais ", de acordo com um comunicado da Sagrada Família.

"A terceira fase abrirá as portas para o turismo local e internacional, mas a data será anunciada quando houver dados sobre a desescalada, possibilidades de deslocamento na Espanha e as facilidades para viajar para Barcelona de outros países", acrescentou.

"Em menos de 5 horas, os 37.750 ingressos disponíveis no site da Sagrada Família para os meses de julho e agosto se esgotaram", afirmou o comunicado.

Notícias