Topo

Brics: Putin sobe em degrau para ficar do tamanho de Bolsonaro em fotos

Bolsonaro e Putin posam juntos na reunião dos Brics; o russo, um degrau acima - Pavel Golovkin/REUTERS
Bolsonaro e Putin posam juntos na reunião dos Brics; o russo, um degrau acima Imagem: Pavel Golovkin/REUTERS
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/11/2019 14h27

Vladimir Putin adotou uma estratégia curiosa para disfarçar um pouco a diferença de tamanho que ele tem em relação a Jair Bolsonaro, hoje, quando eles se encontraram para a Cúpula dos Brics, em Brasília. Na hora das fotos oficiais, em que o presidente russo foi clicado cumprimentando o líder do governo brasileiro, ele preferiu ficar em cima de um degrau.

Os registros com cortes mais fechados no tronco e nos rostos de Bolsonaro e Putin os mostram praticamente da mesma altura. No entanto, Bolsonaro tem 1,85 m de altura, enquanto o russo mede perto de 1,70 m - alguns lugares citam 1,68 m, outros 1,71 m.

Assim, a subida no degrau deu uma neutralizada na diferença, algo feito com bom humor por Putin, mas que também representa uma mensagem subliminar na disputa de poder entre dois líderes de governo.

A chegada para as fotos e Putin se ajeitando para os cliques:

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O resultado nas fotos mais fechadas - em algumas, Putin parece até mais alto:

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

E esta é uma das fotos com todos os líderes dos Brics:

Ueslei Marcelino/Reuters
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Na chegada para a Cúpula dos Brics, hoje, Jair Bolsonaro quebrou os protocolos e cumprimentou fotógrafos e cinegrafistas que registravam o evento.

"Quem aqui é da velha guarda?", perguntou. "Vocês viram o jogo ontem? Teve um cara que acertou o placar?". Ele disse ainda aos fotógrafos que irá assistir ao jogo entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, em Santos (SP), no sábado.

Notícias