Topo

Plantio de soja no PR vai a 33% da área, diz Deral; colheita de trigo avança

Soja - iStock
Soja
Imagem: iStock

Gabriel Araujo

Da Reuters, em São Paulo

15/10/2019 14h48

O plantio de soja da safra 2019/20 no Paraná atingiu até segunda-feira 33% da área estimada, avanço de 11 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).

O ritmo da semeadura segue atrasado na comparação com igual período da safra anterior, quando 47% da área prevista já havia sido plantada.

Na véspera, a consultoria AgRural informou que o ritmo de plantio no Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil, está bem atrás da média de cinco anos para o período, já que algumas chuvas que estavam previstas não se confirmaram.

No ano passado, ao contrário, o tempo foi benéfico no início dos trabalhos de campo.

Ainda segundo o Deral, o plantio de milho da safra de verão, com trabalhos mais próximos dos observados no ano passado, avançou na semana para 80% da área prevista, versus 69% na semana anterior e 85% na mesma época de 2018.

O Estado também avança com a colheita de trigo da safra 2018/19, registrando trabalhos concluídos em 79% da área prevista, leve alta de 3 pontos percentuais ante a semana passada. O Deral vê 73% de condição boa para o cereal no Paraná, maior produtor de trigo do Brasil.

Tradings pagam até US$ 5 por saca de soja convencional

Canal Rural

Notícias