Topo

Encceja é aplicado hoje em 611 municípios brasileiros

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação - Fernando Moraes/Folhapress
Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação Imagem: Fernando Moraes/Folhapress
do UOL

Agência Brasil

25/08/2019 08h14

Pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada fazem hoje a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

As provas serão aplicadas em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, recomenda que todos os participantes estejam com o Cartão de Confirmação impresso no dia da prova, apesar de a apresentação não ser obrigatória para a realização do exame. O documento traz endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado e nome social, se for o caso.

Para chegar ao cartão de confirmação o estudante deve acessar a página do Encceja e, no sistema, clicar em "página do participante". A próxima etapa é preencher os campos de CPF, senha, selecionar a figura indicada, e clicar em "enviar". A página será diretamente direcionada à imagem do Cartão de Confirmação de Inscrição na qual o participante encontrará o endereço do local onde fará a prova.

Mais Notícias