Topo
Notícias

Canadá inicia processo de extradição de executiva da Huawei para os EUA

Meng Wanzhou foi presa durante uma conexão em Vancouver - EPA
Meng Wanzhou foi presa durante uma conexão em Vancouver Imagem: EPA

01/03/2019 16h57

Resumo da notícia

  • Departamento de Justiça do Canadá iniciou processo de extradição de Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei
  • Comunicado informa que decisão foi tomada após revisão minuciosa das provas do caso
  • Ela foi presa a pedido dos Estados Unidos no dia 1º de dezembro de 2018

O Departamento de Justiça canadense iniciou, nesta sexta-feira (1º), o processo de extradição da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, para os Estados Unidos, onde é acusada de violar sanções ao Irã.

A executiva foi presa a pedido de Washington em 1º de dezembro, durante uma escala de um voo em Vancouver.

"Hoje, agentes do Departamento de Justiça do Canadá emitiram uma Autorização para Proceder, iniciando formalmente um processo de extradição no caso da sra. Meng Wanzhou", disse uma nota.

A decisão, diz o comunicado, "segue uma revisão minuciosa e diligente das provas do caso", consideradas "suficientes" para levar o caso a um juiz de extradição.

Meng deve se apresentar aos tribunais em 6 de março, quando a Procuradoria vai apresentar as provas contra ela e "justificativas detalhadas" para sua extradição.

Ao fim do processo, se o juiz decidir pela extradição, o procurador-geral ainda terá a decisão final sobre entregá-la ou não às autoridades americanas.

Wanzhou é filha de Ren Zhengfei, fundador da Huawei. Em fevereiro, Zhengfei afirmou, em entrevista à BBC, que a prisão de sua filha teve motivação política. Não por acaso, o incidente causou uma crise diplomática entre China, Estados Unidos e Canadá.

Notícias