Topo
Notícias

Horário de verão terminou; relógios precisam ser atrasados em 1 hora

do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/02/2019 23h00

O horário de verão brasileiro, que teve início no dia 4 de novembro de 2018, terminou à 0h deste domingo. A partir de agora, todos os relógios precisam ser atrasados em 1 hora.

A alteração nos relógios brasileiros é implementada anualmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo, dez estados e o Distrito Federal são afetados.

O horário de verão 2018-2019 foi um pouco mais curto em relação aos anos anteriores. Um decreto assinado pelo então presidente da República, Michel Temer (MDB), postergou a mudança de horário no país para impedir que coincidisse com as eleições.

Governo vai acabar com o horário de verão?

O horário de verão foi implementado pela primeira vez em 1931 e vem sendo adotado continuamente desde 1985.

O objetivo da medida é aproveitar os dias mais extensos da estação nas localidades mais afastadas da linha do Equador. Com isso, procura-se economizar energia elétrica nos horários de pico (por volta das 18h).

No entanto, dados do Ministério de Minas e Energia mostram que a economia feita no ano de 2017 foi "praticamente nula". A pasta anunciou que novos levantamentos serão feitos para o horário de verão de 2018 e enviados à Presidência da República, que decidirá sobre a continuidade da medida.

A pouca efetividade do horário de verão pode se explicar "pela mudança evolutiva dos hábitos de consumo e também da atual configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro", informa o ministério.

Notícias