Topo
Notícias

Putin oferece armas aos aliados para garantir a paz "em mundo multipolar"

15/08/2022 16h29

Moscou, 15 ago (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu nesta segunda-feira a seus aliados na América Latina, Ásia e África armas modernas para garantir a paz e a segurança em um mundo multipolar.

"A Rússia está pronta para oferecer a seus aliados e parceiros o armamento mais moderno, de armas de fogo a veículos blindados, artilharia, aviação militar e drones de assalto", disse Putin na abertura do fórum militar "Armia-2022" nos arredores de Moscou.

Putin destacou que Moscou "valoriza sinceramente os laços historicamente fortes, amigáveis ??e de confiança com os países da América Latina, Ásia e África", onde, acrescentou, a Rússia tem "muitos aliados, parceiros e correligionários".

Também ressaltou que esses países "não se submetem ao chamado poder hegemônico, seus líderes mostram caráter autêntico e não se subordinam" a ninguém, pois estão comprometidos com o desenvolvimento soberano e com a solução coletiva dos problemas de segurança regional e global com base no direito internacional.

"Dessa forma, eles contribuem para a defesa do mundo multipolar", comentou Putin, ao dirigir-se a militares de diferentes países no pavilhão de exposições Patriot, acompanhados pelo ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu.

A Rússia "defende o desenvolvimento de uma cooperação técnico-militar mais ampla e multilateral possível. Hoje, nas condições de formação de um mundo multipolar, isso é especialmente importante", disse.

O chefe do Kremlin ressaltou que "praticamente todas" as armas que a Rússia quer exportar "foram usadas em ações militares reais".

"Muitas dessas armas superam suas contrapartes estrangeiras em anos, se não décadas", disse, ao se referir a armas hipersônicas capazes de superar qualquer escudo antimísseis, segundo Moscou.

A "Armia-2022", a feira de armas mais importante da Rússia, conta com a presença de representantes de mais de uma centena de países, que poderão ver esta semana centenas de tipos de armas modernas no campo militar de Alabino e no aeródromo de Kubinka, nos arredores de Moscou.

Putin, que destacou que o exército russo está libertando Donbass na Ucrânia "passo a passo", anunciou que o Primeiro Congresso Internacional Antifascista será realizado este ano.

A Rússia afirmou que exportou US$ 5,4 bilhões em armas até agora este ano e planeja vender uma quantia semelhante no segundo semestre de 2022. EFE

Notícias