Topo
Notícias

Petro crê que Colômbia e México podem ser eixos da unidade latino-americana

08/08/2022 19h50

Bogotá, 8 ago (EFE).- O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta segunda-feira que seu país e o México podem ser os "eixos fundamentais" da unidade latino-americana e valorizou a interconexão entre as duas nações.

O mandatário deu essas declarações após receber na Casa de Nariño, em Bogotá, sede do governo, o secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, com quem se reuniu hoje após tomar posse ontem.

"O povo mexicano e o povo colombiano podem ser eixos fundamentais da unidade latino-americana", disse Petro em um vídeo compartilhado pelo Ministério das Relações Exteriores mexicano.

O presidente colombiano acrescentou que a unidade latino-americana pode se tornar "uma grande voz no universo que permite que nossas culturas, nosso sangue, nossas lutas sejam bem-sucedidas, avancem e possamos ser o que (filósofo mexicano José) Vasconcelos costumava dizer: a raça cósmica, a unidade do sangue do mundo".

Ele também assegurou que Colômbia e México têm "histórias em geral comuns, culturas indubitavelmente interligadas, problemas semelhantes".

Em seu discurso de posse ontem, Petro afirmou que "a unidade latino-americana não pode ser retórica", razão pela qual pediu união para que a região possa ser forte em um "mundo complexo". EFE

Notícias