Topo
Notícias

Dois mortos em ataque contra petroleiro na costa de Omã que Israel atribui ao Irã

30/07/2021 17h14

Londres, 30 Jul 2021 (AFP) - Dois membros da tripulação de um petroleiro morreram durante um ataque na quinta-feira (29) na costa de Omã, anunciou nesta sexta-feira (30) o operador naval Zodiac Maritime, propriedade de um bilionário israelense, destacando que a tripulação recuperou o controle.

Um alto funcionário de Israel atribuiu o ataque ao Irã, uma possibilidade também levantada por especialistas. Ele ocorreu em uma área estratégica onde embarcações israelenses já sofreram este tipo de incidente no passado.

Teerã "semeia violência e destruição" e "não é um problema apenas para Israel, mas para todo o mundo. Seu comportamento ameaça a navegação e o comércio mundial", acrescentou o oficial israelense. "Nossa campanha contra eles (o Irã) continuará", acrescentou.

"Com uma grande tristeza, fomos informados que o incidente a bordo do 'M/T Mercer Street' gerou a morte de dois membros da tripulação: um romeno e um britânico", disse no Twitter a Zodiac Maritime, uma empresa internacional com sede em Londres.

"Podemos confirmar que o 'M/T Mercer Street' agora volta a navegar sob controle da tripulação para um lugar seguro e com escolta naval dos Estados Unidos", afirmou o grupo, que pertence ao empresário israelense Eyal Offer, considerado a 197ª pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes.

Segundo o portal de operações marítimas UKMTO, um órgão de combate à pirataria que depende da Marinha britânica, o ataque ocorreu às 15h00 (horário de Brasília) a cerca de 152 milhas náuticas (280 quilômetros) das costas de Omã.

O britânico morto trabalhava para a empresa de segurança Ambrey, cujo porta-voz confirmou a morte "trágica" de seu funcionário em um "incidente de segurança".

Um porta-voz do ministério da Defesa britânico também disse que seus quartéis-generais na região "estão atualmente investigando" os fatos.

"No momento do incidente, a embarcação se encontrava no norte do oceano Índico" e navegava sem carga a partir de Dar es Salaam, na Tanzânia, com destino a Fujaira, uma cidade costeira dos Emirados Árabes Unidos, informou o operador naval, que administra o navio japonês atacado.

- "Escalada significativa" -O mar de Omã está localizado entre Irã e Omã, onde se encontra o estratégico Estreito de Ormuz, pelo qual transita boa parte do petróleo mundial e onde está presente uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Os navios que passam pela região costumam sofrer ataques de pirataria há uma década, mas esses incidentes se reduziram significativamente nos últimos anos, após o reforço das patrulhas das forças navais de vários países.

O especialista em segurança Meir Javedanfar, da universidade israelense IDC, afirmou à AFP que "muito provavelmente" o Irã - arqui-inimigo de Israel - está por trás deste ataque.

"O ataque do 'MT Mercer Street' é agora considerado o quinto ataque a uma embarcação vinculada a Israel", disseram em um comunicado os analistas da Dryad Global, uma empresa britânica especializada em segurança marítima, descrevendo-o como "retaliação na guerra das sombras entre as duas potências".

Dois navios da operadora israelense Ray Shipping já sofreram ataques atribuídos ao Irã este ano, enquanto Teerã acusa Israel de estar por trás da explosão de 11 de abril no complexo nuclear de Natanz.

No entanto, a morte de dois membros da tripulação "representa uma escalada significativa", reconheceu Dryad Global.

Esta empresa de segurança marítima alertou para um aumento do perigo para os navios comerciais iranianos ou israelenses que navegam pelo Golfo.

spe-jwp-cdu/gmo/thm/eb/pc/aa/ic

ZODIAC AEROSPACE

Twitter

Notícias