Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Agência europeia mantém recomendação para vacina da AstraZeneca

Agência europeia manteve recomendação para vacina da AstraZeneca contra a covid-19, apesar da notificação de casos de coágulos em pessoas que receberam uma dose -  Matthew Horwood Colaborador Getty Images
Agência europeia manteve recomendação para vacina da AstraZeneca contra a covid-19, apesar da notificação de casos de coágulos em pessoas que receberam uma dose Imagem: Matthew Horwood Colaborador Getty Images

23/04/2021 11h37

BRUXELAS, 23 ABR (ANSA) - A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) publicou um novo relatório hoje em que mantém a indicação de uso irrestrito, para todas as pessoas acima de 18 anos, da vacina anticovid Vaxzevria, produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca.

"Os benefícios da Vaxzevria superam os riscos nos adultos de todas as faixas etárias; no entanto, casos muito raros de coágulos com baixo teor de plaquetas ocorreram após a vacinação", diz o texto da EMA.

Sobre os riscos, a agência europeia anunciou que o imunizante consegue prevenir hospitalizações, internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) e mortes causadas pelo coronavírus Sars-CoV-2 e que a incidência dos casos "muito raros" de coágulos é equivalente a um em cada 100 mil vacinados.

O documento volta a afirmar que ainda não há a confirmação de que seja a vacina que cause os coágulos porque há "incertezas" sobre os dados, mas que a com mais informações chegando, seja possível atualizar as recomendações.

Já sobre as nações europeias que vetaram o uso da Vaxzevria em pessoas com menos de 55 ou 60 anos, o documento ressalta que os estudos não apontam nenhuma relação entre a idade e os efeitos raros —ou ainda sobre o sexo dos que sofrem com o problema.

Mas, reconhece que "como a vacinação é uma intervenção de saúde pública, as autoridades nacionais podem ainda considerar os benefícios para a população como um todo" e que elas podem "considerar outros fatores para decidir o melhor uso das vacinas".

Como os países europeus vêm recebendo regularmente e em boas quantidades as vacinas da Pfizer/BioNTech, que não apresentaram ainda nenhum tipo de reação adversa grave muito rara, muitos governos optaram por aplicar a Vaszevria apenas em idosos.

Outra recomendação do documento é que a segunda dose do imunizante seja aplicada em um intervalo de quatro a 12 semanas e que não seja utilizada uma vacina de mRNA como a segunda dose - caso da Pfizer e também da Moderna.

Notícias