Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Nasa adia 1º voo de helicóptero Ingenuity em Marte

11/04/2021 14h24

ROMA, 11 ABR (ANSA) - A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, adiou para pelo menos a próxima quarta-feira (14) o primeiro voo experimental do helicóptero Ingenuity em Marte, que estava previsto para ocorrer neste domingo (11).   

A decisão foi anunciada em comunicado emitido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, após o recebimento de novos dados na última sexta-feira (9).   

"Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores, a sequência de comando que controlava o teste terminou mais cedo, devido a uma expiração do temporizador 'watchdog'. Isso ocorreu quando ele estava tentando fazer a transição do computador, de 'pré-voo' para o 'modo voo'", diz o texto.   

Segundo a agência espacial, "o helicóptero está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra.   

O cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta sobre quaisquer problemas potenciais, além de conferir a segurança para que o sistema não prossiga se ocorrer um erro.   

Agora, a equipe do helicóptero está fazendo uma revisão no equipamento para entender o problema e assim dar continuidade ao teste de velocidade total.   

Desta forma, no próximo dia 14 de abril, o pequeno helicóptero poderá se tornar o primeiro equipamento construído na Terra a fazer um sobrevoo em outro planeta. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias