Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

PA: Motociclista que viralizou ao cair em bueiro tem lesão na coluna

do UOL

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Ponta Grossa

07/08/2020 15h47

A motociclista que caiu dentro de um bueiro após ser atingida por um carro em Paragominas, a 306 quilômetros de Belém, teve lesão grave na região inferior da coluna, segundo a família. O acidente sofrido por Mayara Santos, de 27 anos, foi registrado na quarta-feira (5) por câmeras de segurança. As imagens viralizaram nas redes sociais.

O vídeo mostra que Mayara é atropelada por um veículo que fazia a conversão à esquerda. Ela seguia para um almoço na casa de uma amiga quando foi atingida ao conduzir a moto em linha reta. O impacto da batida a empurrou para dentro de um bueiro. A estudante é socorrida logo em seguida por pedestres.

Segundo o irmão da vítima, o contador Bruno Santos, de 29 anos, Mayara está consciente, mas precisa de uma cirurgia na coluna para reparar a lesão para não correr o risco de agravar o quadro e afetar o movimento das pernas.

A motociclista está internada no Hospital Regional de Paragominas. A família diz que, apesar da urgência, o procedimento médico na coluna ainda não tem data para ocorrer porque estariam faltando materiais cirúrgicos na unidade de saúde.

O governo do Pará negou o problema, mas informou que o uso de órtese e próteses a serem usadas em Mayara são "solicitados conforme a necessidade".

"O médico disse que se não fizer essa cirurgia, pode ser que afete os movimentos das pernas. Quando eu falei com ela no dia do acidente, estava sentindo tudo normal na região das pernas, mas com muitas dores na coluna. O caso dela é cirúrgico e precisa de procedimento com urgência. Não podemos esperar vendo a Mayara nesta situação", reclamou o irmão.

De acordo com a família, ainda não houve registro boletim de ocorrências na Polícia Civil. A Polícia Militar do Pará também informou que as equipes do 19º batalhão, responsável pelo policiamento no município de Paragominas, não foram acionadas para atender o caso.

O motorista que atropelou Mayara "está ajudando como pode", diz o irmão. "Conversamos com ele e falamos que poderia prestar toda a assistência necessária. Não registramos boletim de ocorrência. Queremos procurar resolver as coisas da melhor forma possível. Esperamos não chegar a esse ponto [de procurar a polícia]", completou.

Secretaria nega falta de material

Ao UOL, a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) informou que "não há falta de material na unidade" onde Mayara está internada. "A paciente segue recebendo atendimento e encontra-se estável."

A pasta ainda explicou que "para esse tipo de operação, colocação de órtese e prótese, que auxiliam pacientes a recuperarem a mobilidade, segue um protocolo regular e é solicitado conforme necessidade". A Sespa não deu data para a cirurgia, mas confirmou que "a solicitação [de órtese e prótese] já foi realizada e a operação deve ocorrer no início da semana".

Notícias