Topo
Notícias

Alemanha tem que sustar ajuda militar à China, alerta Anistia Internacional

17/11/2019 16h50

ONG de direitos humanos não vê "razão justificável" para cooperação militar com Pequim, sobretudo à luz dos choques violentos entre manifestantes e forças estatais em Hong Kong.A organização Anistia Internacional (AI) pede ao governo alemão que deixe de treinar soldados chineses. O apelo foi feito pelo especialista em armamentos e direitos humanos da ONG, Mathias John, em entrevista ao semanário Bild am Sonntag, neste domingo (17/11).

"À luz da situação de direitos humanos na China, e do papel geral das Forças Armadas lá, não há razão justificável para a Alemanha ajudar a treinar militares chineses", advertiu. Referindo-se aos choques entre manifestantes e forças estatais em Hong Kong, John acrescentou que "o governo alemão devia emitir um sinal inequívoco e cessar imediatamente a cooperação militar".

Há meses a região administrativa especial chinesa tem sido sacudida por protestos violentos, desencadeados por uma proposta de lei – posteriormente retirada – que permitiria a extradição de suspeitos de crime para a China continental. Os policiais foram acusados de empregar força excessiva na supressão os protestos, que já resultaram em 11 mortes, mais de 2 mil feridos e 3 mhong konil prisões.

Segundo o Bild am Sonntag, um relatório militar altamente confidencial lista 62 países, inclusive a China, cujos soldados deverão participar de exercícios de treinamento conjuntos com militares alemães em 2020, nas áreas de gestão, logísticas e relações públicas e de imprensa.

Em resposta à exigência da Anistia Internacional, um porta-voz do Ministério da Defesa em Berlim teria informado que os soldados chineses participam regularmente de eventos educacionais organizados pelas Forças Armadas da Alemanha.

Esses incluem cursos e treinamentos para oficiais, ministrados em escolas militares, universidades e academias de liderança militar. "Nossa meta é partilhar os valores democráticos com cidadãos de outros países", afirmou o funcionário da pasta da Defesa.

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias