Topo
Notícias

O impacto humanitário da ofensiva turca na Síria

17/10/2019 13h48

Beirute, 17 Out 2019 (AFP) - A ofensiva turca contra grupos curdos no noroeste da Síria está tendo dramáticas consequências para os civis, com dezenas de mortos e milhares de pessoas obrigadas a abandonar suas casas.

Veja alguns números relativos ao impacto deste conflito.

3.000.000 - Habitantes do noroeste da Síria, muitos deles sob um regime semi-autônomo curdo.

9 - Dias desde que a Turquia lançou uma ofensiva contra grupos curdos no norte da Síria. Teve início depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada da região das forças americanas, que contaram com os curdos para derrotar o grupo Estado Islâmico (EI).

72 - Número de civis curdos mortos na Síria desde o início da ofensiva, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Cerca de 20 civis morreram do lado turco da fronteira.

300.000 - Civis deslocados dentro da Síria desde o início da ofensiva em 9 de outubro, de acordo com o OSDH. Tem sido um dos maiores deslocamentos desde o início da guerra na Síria, em 2011.

83.000 - Pessoas deslocadas a quem as Nações Unidas forneceram alimentos. Cobertores também foram distribuídos para 52.000 pessoas.

40 - O número de escolas que foram convertidas em abrigos para os deslocados (OSDH)

1.800.000 - Civis no nordeste da Síria que já estavam em estado de necessidade mesmo antes da ofensiva turca (ONU).

1.000 - Número de civis sírios que passaram para a região do Curdistão Iraquiano (ONU).

400.000 - Habitantes da cidade de Hasakeh, de maioria curda, em risco de falta de água (ONU)

68.000 - Pessoas detidas no campo - administrado pelos curdos - de Al Hol, que abriga parentes de membros do EI, e que inclui europeus (ONU). O futuro desse campo gera preocupação internacional.

32 - ONGs internacionais que deixaram a região predominantemente curda do nordeste da Síria devido à deterioração da situação, segundo autoridades locais.

90 - Porcentagem de cereais na Síria que são produzidos no nordeste do país. A colheita da temporada está ameaçada devido à ofensiva turca (ONU).

3.600.00 - O número de refugiados sírios na Turquia. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz que quer enviar alguns deles para a "zona de segurança" que Ancara tenta criar no norte da Síria.

jod-tgg/jmm/dr/me/mb/mr

Notícias