Topo
Notícias

Ataques de grupos jihadistas deixam 15 mortos no norte de Burkina Faso

24/06/2019 10h46

Ouagadougou, 24 jun (EFE).- Dois ataques cometidos por grupos jihadistas durante o final de semana deixaram 15 mortos na região Centro-Norte de Burkina Faso, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Defesa do país.

Os ataques ocorreram nos povoados de Sagho, no qual morreram 13 pessoas, e de Toekodogo, com dois mortos, ambos na comuna de Barsalogho, situada a 150 quilômetros da capital Ouagadougou.

De acordo com o comunicado, os ataques "foram cometidos por homens armados não identificados e as forças de segurança se deslocaram imediatamente ao local dos mesmos e derrotaram os grupos terroristas".

Além disso, três estabelecimentos comerciais e diversas motos foram incendiados.

Burkina Faso é alvo de ataques jihadistas recorrentes desde abril de 2015, quando membros de um grupo filiado à Al Qaeda sequestraram um guarda de segurança romeno, ainda desaparecido, em uma mina de manganês em Tambao, no norte do país.

Desde então, o número de ataques, que são atribuídos tanto a grupos associados à Al Qaeda como ao Estado Islâmico, aumentou de forma exponencial, passando de três em 2015 para 137 em 2018, segundo o Centro de Estudos Estratégicos da África. EFE

Notícias