Topo
Notícias

Presidente do Sri Lanka pede calma após série de atentados

21/04/2019 04h02

Colombo, 21 abr (EFE).- O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, pediu calma ao país após uma série de atentados com bomba neste domingo em três hotéis de luxo e três igrejas na ilha, quando era comemorado o Domingo da Ressurreição, e que deixaram até o momento pelo menos 40 mortos e 280 feridos.

"Por favor, fiquem calmos e não sejam enganados por rumores", declarou Sirisena em mensagem à nação, em um país no qual foram frequentes os confrontos no passado como reação a fatos violentos.

O presidente, que se mostrou "em 'choque' e triste com o que ocorreu", esclareceu que "as investigações estão em curso para descobrir que tipo de conspiração está por trás destes atos cruéis".

Os fiéis comemoravam hoje o Domingo da Ressurreição, o dia mais importante dentro dos ritos da Semana Santa.

Os ataques contra minorias religiosas na ilha vêm se repetindo, os últimos de relevância em 2018, quando o Governo teve que declarar estado de emergência depois de confrontos entre muçulmanos e budistas.

No Sri Lanka a população cristã representa 7%, enquanto os budistas são cerca de 70%, os hinduístas 15% e os muçulmanos 11%.

No entanto, atentados desta magnitude não tinham acontecido no Sri Lanka desde a guerra civil entre a guerrilha tâmil e o Governo, um conflito que durou 26 anos e terminou em 2009, e que deixou segundo dados da ONU mais de 40 mil civis mortos. EFE

Notícias