Topo
Notícias

Político democrata não descarta pedido de impeachment contra Trump

21/04/2019 13h07

(Atualiza primeiro parágrafo)

Washington, 21 abr (EFE).- O chefe do Comitê de Inteligência da Câmara Baixa dos Estados Unidos, o democrata Adam Schiff, não descartou que seu partido inicie um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, mas opinou que o mesmo fracassaria pelo apoio incondicional dos republicanos ao líder, disse neste domingo em entrevista à emissora "ABC".

Os republicanos "estão dispostos a levar água ao presidente independentemente de sua conduta ser corrupta, imoral e desonesta", disse Schiff.

"No entanto, pode ser que empreendamos um processo de impeachment. Acredito que como convenção vamos decidir o que é melhor para o país", refletiu.

"Então teremos que decidir. Mesmo assim vamos entrar com um processo de impeachment?. Porque caso contrário seria um sinal que de alguma maneira a conduta deste presidente está bem. Mas por outro lado temos que decidir se não é melhor fazer supervisão, no contexto de audiências de supervisão, por vários comitês ao invés deste possível processo formal?", disse.

Schiff apontou que essa decisão será "muito significativa" e optou por reservar sua opinião sobre o tema à espera da deliberação do Partido Democrata.

O Departamento de Justiça publicou nesta semana uma versão censurada do relatório elaborado pelo procurador-especial Robert Mueller sobre a investigação em torno dos supostos laços entre membros da equipe eleitoral de Trump e a Rússia, e a possível obstrução à justiça do líder.

O documento conclui que não há "provas suficientes para apoiar acusações criminais" relacionadas com os "vários contatos entre indivíduos vinculados ao Governo russo" e a campanha de Trump, mas lança dúvidas sobre uma possível obstrução à Justiça.

A senadora e pré-candidata democrata à Presidência Elizabeth Warren pediu há dois dias à Câmara de Representantes que iniciasse um processo de impeachment contra Trump pela gravidade das revelações incluídas no relatório da trama russa.

"A gravidade de sua má conduta exige que os funcionários eleitos de ambos os partidos deixem de lado considerações políticas e cumpram com o dever constitucional. Isso significa que a Câmara deveria iniciar o processo de impeachment contra o presidente de EUA", escreveu a senadora na sua conta do Twitter. EFE

Notícias