Topo
Notícias

Sérvios protestam contra o presidente pelo 16º sábado consecutivo

23/03/2019 17h48

Belgrado, 23 mar (EFE).- Um novo grande protesto foi realizado pelo 16º sábado consecutivo nas ruas do centro de Belgrado contra o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, acusado de autoritarismo pelos manifestantes.

A emissora "N1" informou que "um grande número" de manifestantes seguia rumo à sede da televisão pública "RTS" para protestarem contra a "parcialidade" a favor das autoridades.

Alguns manifestantes encenaram através de alto-falantes um "telejornal" próprio para protestarem contra o que consideram uma falta de atenção por parte da emissora pública.

No sábado anterior, um grupo de manifestantes invadiu as dependências da "RTS" e exigiu participar de um programa informativo ao vivo, mas foi expulso pela polícia.

Este foi o primeiro incidente desde que começaram as manifestações, no dia 8 de dezembro do ano passado, que reúnem milhares de pessoas a cada sábado.

Os manifestantes exigem que as autoridades esclareçam várias agressões contra pessoas críticas em relação ao governo, mais liberdade de expressão, mais democratização e um maior pluralismo político.

Embora esses protestos tenham sido os mais repercutidos desde que o Partido Progressista Sérvio, de Vucic, chegou ao poder, em 2012, não afetaram a popularidade do presidente, que se mantém em 55%, segundo as últimas pesquisas. EFE

Notícias