Topo
Notícias

Trump e Erdogan querem buscar solução negociada para nordeste da Síria

20/01/2019 22h30

Washington, 20 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone neste domingo com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, com quem concordou sobre a necessidade de buscar uma solução negociada para a situação envolvendo o nordeste da Síria.

"Os dois líderes acertaram continuar a busca de uma solução negociada para o nordeste da Síria que responda nossas respectivas inquietações de segurança", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em comunicado sobre a ligação entre Trump e Erdogan.

Além disso, Sanders informou na nota que os dois presidentes conversaram sobre expandir as relações comerciais entre os países.

A conversa ocorreu depois de quatro americanos terem morrido há quatro dias em um atentado reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Manbij, no norte da Síria.

Na ligação, Trump ressaltou a importância de "derrotar os elementos terroristas que permanecem na Síria". Já Erdogan expressou condolência pela "trágica perda de vidas americanas em Manjib".

Em dezembro do ano passado, Trump anunciou a saída das tropas americanas da Síria. O anúncio foi feito depois de o presidente afirmar que o EI estava derrotado no país.

Os soldados americanos apoiavam a Unidade de Proteção do Povo Curdo (YPG), uma milícia que a Turquia considera como terrorista pela proximidade com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A Turquia reiterou em várias ocasiões que não tolerará a presença de grupos armados curdos perto da fronteira do país e ameaçou nas últimas semanas lançar uma ofensiva contra Manjib e outras áreas controladas pelo YPG. EFE

Notícias