Topo
Notícias

Mulher que negou assento em avião vai processar aérea e mãe da criança

do UOL

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

23/01/2025 21h15

A mulher que viralizou por não trocar de assento com uma criança em um voo disse que está processando a companhia aérea e a mãe da criança por constrangimento. Ela deu a declaração ontem (23) ao "Cola Mais Podcast".

Poderiam ter me perguntado se eu estava precisando de alguma coisa, ou se estava incomodada com a passageira, mas não. Ficaram do lado deles. Jeniffer Castro, sobre a companhia aérea, no Cola Mais Podcast

O que aconteceu

A bancária Jeniffer Castro, 29, viralizou ao ser filmada em voo do Rio a Belo Horizonte em dezembro. Ela permaneceu com fones de ouvido e ignorou os pedidos para que trocasse de lugar com a criança.

Acusada no voo de não ter empatia, ela recebeu uma onda de apoio nas redes sociais. Até uma página de fã-clube foi criada no Instagram. Ela atingiu dois milhões de seguidores na rede e fechou contratos de publicidade.

"O que eu passei não foi fácil", disse Jeniffer ao Encontro. Em entrevista ao programa ainda em dezembro, a bancária já havia sinalizado que acionaria a Justiça. "Medidas estão sendo tomadas", disse à época. Eu entrei no avião e a criança estava no meu lugar. Eu cheguei: 'olha, esse é meu assento.' Eu esperei ele sair. Um rapaz que estava no corredor falou assim: 'troca com ele. Você senta no corredor e ele senta no seu lugar.' E eu falei não [...] Ele chorou o voo inteiro. Acho que uns 50 minutos, em voo do Rio a BH. Ela [mãe] foi muito sem educação. Jeniffer Castro, ao Encontro

Troca não é obrigatória

Trocar de assento em voos não é obrigatório. A não ser em raras exceções, conforme explicou o colunista do UOL Alexandre Saconi. Geralmente, ligadas à segurança de voo ou em cumprimento de egras específicas.

Regulamentações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinam que passageiros com menos de 16 anos estejam acompanhados ao menos de um adulto responsável durante o voo. A regra vale mesmo que não marquem o assento com antecedência. Isso não significa o direito a ser na janela, podendo ser em qualquer poltrona do voo, desde que lado a lado.

Notícias