Topo
Notícias

Não há risco para tempestades em São Paulo neste domingo, diz Defesa Civil

Pedestres enfrentam chuva e frio no Viaduto Santa Generosa em São Paulo - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres enfrentam chuva e frio no Viaduto Santa Generosa em São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/10/2024 07h48

A Defesa Civil do estado de São Paulo informou que não há risco para tempestades em nenhuma das áreas monitoradas neste domingo (20).

O que aconteceu

O dia será marcado pelo tempo instável em todo estado. Mesmo com a frente fria já se afastando do território paulista, as temperaturas não subirão tanto e a sensação térmica será mais amena.

Não há risco para tempestades em nenhuma das áreas monitoradas. De acordo com a Defesa Civil, os atuais modelos meteorológicos indicam possibilidade para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios em especial nos municípios que fazem divisa com o sul de Minas Gerais.

Atenção em áreas mais vulneráveis. Como o solo já se encontra encharcado devido aos acumulados nas últimas 24 horas, o órgão recomenda atenção em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.

As chuvas perderam força durante a madrugada, segundo a Defesa Civil. O órgão informou, em comunicado neste sábado, que o volume de precipitações foi menor do que o previsto para o estado de São Paulo, com a maior concentração de chuvas deslocando-se para Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mesmo com a diminuição, 24 municípios da área de concessão da Enel seguem com registros de clientes sem energia elétrica.

Domingo com frio na capital

Capital paulista amanheceu com termômetros marcando 15°C. A umidade relativa do ar estava em 100%. Hoje as máximas não devem superar os 22°C. Os dados foram divulgados pelo CGE (Centro de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

A frente fria se afasta do litoral paulista. Apesar disso, o radar meteorológico ainda mostra garoa e chuvisco isolados pela cidade. Ao longo do dia os ventos úmidos do oceano devem manter o tempo instável, com céu encoberto, e ocorrência de garoa e chuviscos alternados com períodos de melhoria.

Os dados do CGE ainda mostram que outubro registrou até o momento 35,5mm de chuva. O dado corresponde a 31,4% dos 112,7mm esperados para o mês.

Previsão da segunda-feira (21). O CGE indica que o deve melhorar e o sol retorna entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 16°C e as máximas podem chegar aos 27°C, enquanto os índices de umidade devem permanecer acima dos 60%. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

Notícias