Topo
Notícias

Guia do Itamaraty orienta turistas brasileiros para os Jogos de Paris 2024

24/07/2024 13h35

Milhares de torcedores brasileiros já chegaram ou estão sendo aguardados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024. Para garantir uma boa experiência a esses turistas durante os dois eventos, o governo brasileiro criou um guia com informações úteis sobre a França e as cidades que vão acolher as competições. Além da cartilha, pela primeira vez o Itamaraty terá um posto consular que vai funcionar junto à sede da delegação verde e amarela na cidade de Saint-Ouen-sur-Seine, nos arredores da capital.

Com 53 páginas, o Guia Consular para os Turistas Brasileiros foi elaborado em conjunto pelo setor consular do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e os Consulados-Gerais de Paris, Marselha e Sydney, na Austrália, pela proximidade com o território ultramarino do Taiti, onde serão realizadas as provas de surf.

No documento, estão dicas que vão desde a documentação necessária para brasileiros entrarem no território francês até o atendimento consular durante os Jogos, além de informações sobre o sistema de saúde, transporte e segurança.

"O Itamaraty já tem uma longa experiência desses tipos de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas também. Então já se criou essa prática de elaborar uma espécie de 'cartilha' para ajudar os brasileiros que chegam. E esse ano, foram consideradas todas as peculiaridades de Paris, de Marselha, onde haverá a vela, e até no Taiti, também, onde será o surf. Mas, a parte mais substantiva, diz respeito à capital francesa, onde se concentram quase todos os eventos olímpicos", destaca o embaixador Fábio Mendes Marzano, cônsul-geral do Brasil em Paris.

No guia há dicas de como agir em caso de roubos e a quem recorrer em situações de emergência, com telefones de hospitais, polícia, e até contatos com atendimento em português.

"Nós, já baseados em cartilhas anteriores e em modelos, elaboramos bem detalhadamente esse guia com todos os aspectos que possam interessar a um turista. Tenho visto cartilhas até de outros países e não vi nenhuma tão completa quanto essa que fizemos para os nossos brasileiros", destaca Marzano.

O documento também tem um capítulo para esclarecer o que os Consulados-Gerais podem e também o que não podem fazer no atendimento aos brasileiros.

"Às vezes acontecem problemas migratórios ou com a polícia. O consulado não tem como intervir em decisões de um agente migratório que resolveu barrar um brasileiro e devolver para o Brasil. Quando chega até nós qualquer notícia desse tipo, imediatamente nós entramos em ação. E para tentar nos comunicar e entender o que houve. Mas não podemos reverter decisões, seja da polícia de fronteiras ou da polícia regular francesa", exemplifica.

Posto Consular

Pela primeira vez o Ministério das Relações Exteriores instalou um posto consular para atendimento na Casa do Brasil em Saint-Ouen-sur-Seine, cidade na periferia norte de Paris, escolhida como sede da delegação brasileira. A chegada de uma grande delegação do país no local justifica uma representação diplomática com a presença permanente de três funcionários e equipamentos para emissão de documentos e atendimento de emergência, segundo o embaixador Fábio Mendes Marzano.

"Detectamos essa necessidade porque é a primeira vez nas Olimpíadas que está se permitindo que venham com a delegação familiares e até amigos que sejam indicados pelos atletas. Então nós decidimos colocar ali uma equipe avançada. O atleta tem que estar concentrado totalmente na sua prova olímpica, no seu desafio do momento e tem que saber que se houver algum problema, nós estaremos ali para atender um familiar, um amigo", afirma.

O Guia Consular dos Torcedores Brasileiros pode ser acessado clicando aqui.

Notícias

publicidade