Topo
Notícias

Juiz conclui seleção de jurados para julgamento de Trump

19/04/2024 15h01

WASHINGTON, 19 ABR (ANSA) - Depois de três dias e mais de 100 entrevistas, o Tribunal de Manhattan conseguiu formar o júri de 12 pessoas que deverá julgar o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump no caso decorrente do pagamento de suborno para uma atriz pornô.   

Dos 12 integrantes, sete são homens e cinco são mulheres, quase todos são funcionários, incluindo dois advogados corporativos, um engenheiro de software, um professor de inglês e um fonoaudiólogo.   

Mais cedo, o juiz Juan Merchan também concluiu a seleção dos seis suplentes que vão complementar o júri que decidirá o destino do magnata, cuja ambição é retornar à Casa Branca nas próximas eleições de novembro.   

Na última quinta-feira (18), o juiz de instrução chegou a dispensar uma jurada que disse ter se sentido intimidada pelo fato de alguns dados pessoais terem sido tornados públicos. Além dela, um outro jurado foi dispensado após os promotores falarem que ele poderia não ter revelado seus anteriores com a lei.   

Apesar disso, Merchan indicou que a partir da próxima segunda-feira (22), o julgamento ganhará vida com as declarações preliminares das partes.   

Trump enfrenta 34 acusações por fraude fiscal e é o primeiro ex-presidente americano a encarar o banco dos réus. Entre elas está falsificação de documentos contábeis da Trump Organization, supostamente para esconder os pagamentos feitos para a estrela pornô Stormy Daniels.   

Os subornos tinham como objetivo manter em sigilo um caso extraconjugal antes das eleições de 2016. O magnata, porém, nega as acusações.   

"Tenho de ficar aqui todos os dias nesta sala fria quando todos sabemos que se trata de uma conspiração política orquestrada por Joe Biden. Ele deveria ser julgado", atacou o republicano, chamando os Estados Unidos de "país de terceiro mundo". (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias