Topo
Notícias

Hugh Grant entra em acordo com jornal que processava

17/04/2024 10h23

O ator britânico Hugh Grant anunciou nesta quarta-feira no X (antes Twitter) que firmou um acordo de indenização com o jornal The Sun, processado por coleta ilegal de informações.

Hugh Grant, de 63 anos, que ganhou "uma grande quantia em dinheiro", denunciou o The Sun e seu grupo editorial, NGN, por "pirataria telefônica, coleta ilegal de informações e escutas telefônicas", lembrou o ator. Grant os acusava também de entrar em seu apartamento e de implantar microfones em seu carro. 

O NGN "afirma ser completamente inocente", escreveu o ator e, "como ocorre frequentemente com pessoas completamente inocentes, me ofereceu uma grande quantia em dinheiro para evitar que este assunto acabe na Justiça", ironizou.

O caso seria julgado em janeiro de 2025. 

Em uma audiência preliminar, nesta quarta-feira, o advogado do NGN, Anthony Hudson, indicou que as duas partes chegaram a um acordo "recentemente" e que "foi concluído sem reconhecimento de responsabilidade", acrescentou um porta-voz do NGN.

Hugh Grant disse no X que gostaria que o caso fosse julgado, mas devido às normas que regem os processos civis, teria que pagar pelas custas de ambas as partes caso o tribunal concedesse uma indenização inferior à proposta pelo NGN.

O ator acrescentou que doará o dinheiro a grupos que denunciam "os mais graves excessos da nossa imprensa, de propriedade de oligarcas". 

Entre essas associações figura a Hacked Off, da qual Hugh Grant faz parte do conselho diretor.

O príncipe Harry iniciou um processo semelhante contra o NGN e seu julgamento está previsto para janeiro. Esta é uma de várias ações que apresentou contra meios britânicos. 

Em fevereiro, seu advogado anunciou um acordo com a MGN, editora do Daily Mirror, acusada de coleta ilegal de informações. Harry obteve uma "quantia substancial" na ocasião, segundo o advogado, que não revelou o valor. 

Harry, de 39 anos, guarda um grande rancor da imprensa sensacionalista, que aponta como responsável pela morte da mãe, Lady Diana, em um acidente de carro enquanto fugia de 'paparazzi' em Paris em 1997.

ctx/psr/mb/jc

© Agence France-Presse

Notícias