Topo
Notícias

China manifesta 'preocupação' por investigação da UE

10/04/2024 16h12

PEQUIM, 11 ABR (ANSA) - A China expressou "forte preocupação" com a nova investigação anunciada pelo Poder Executivo da União Europeia sobre os subsídios do país a empresas de turbinas eólicas.   

A declaração foi dada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.   

"Acredito que o mundo exterior esteja preocupado com as crescentes tendências das políticas protecionistas da UE, e a China está profundamente preocupada com as medidas discriminatórias tomadas pela parte europeia contra empresas chinesas e até mesmo contra todo o setor industrial", disse Mao.   

O anúncio da investigação foi feito na terça-feira (10) pela vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, durante uma palestra na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.   

Segundo o lobby industrial WindEurope, as turbinas eólicas chinesas atualmente são oferecidas na Europa a preços até 50% mais baixos do que as fabricadas na Europa, enquanto Bruxelas busca consistentemente aumentar as energias renováveis com o objetivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, afastando-se da dependência excessiva da tecnologia chinesa mais barata.   

Vestager também informou que a UE estuda "as condições para o desenvolvimento de parques eólicos na Espanha, Grécia, França, Romênia e Bulgária". (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias