Topo
Notícias

Yulia Navalnaya pede a seus apoiadores russos que 'não cedam' a Putin

19/03/2024 08h54

A opositora russa, Yulia Navalnaya, pediu nesta terça-feira (19) a seus apoiadores que sejam "pacientes" e "sigam em frente", rejeitando a autenticidade da reeleição do presidente russo, Vladimir Putin, alcançada após a repressão da oposição.

"Não cedam, a Rússia será livre", disse a viúva do opositor russo Alexei Navalny, em um vídeo curto transmitido nas redes sociais para os seus seguidores, denunciando a corrupção e fraudes eleitorais do presidente russo. 

"Os resultados não fazem sentido", denunciou Yulia Navalnaya, referindo-se aos 87,28% dos votos obtidos oficialmente pelo presidente russo. 

"Sejam pacientes e continuem", pediu aos seus seguidores. 

"As eleições acabaram, mas nada acabou. Pelo contrário, devemos nos unir e trabalhar mais do que nunca" para mudar o governo.

A oposição russa foi dizimada nos últimos anos pela repressão, que culminou em fevereiro com a morte na prisão, em circunstâncias turbulentas, de Alexei Navalny, que durante mais de uma década foi o representante dos detratores de Putin. 

Navalnaya, que acusa as autoridades de terem assassinado o seu marido, garantiu que o seu movimento lutará "para que ninguém no mundo reconheça Putin como presidente legítimo, para que ninguém se sente com ele à mesa de negociações".

Por fim, agradeceu aos eleitores que compareceram às urnas ao meio-dia de domingo, seguindo o seu apelo para que mostrassem seu número.

Grandes filas se formaram em alguns lugares da Rússia e diante de muitas embaixadas. 

Vladimir Putin considerou que essa mobilização "não teve efeito algum".

bur/alf/mba/mab/zm/aa/fp

© Agence France-Presse

Notícias