Topo
Notícias

EUA vai acabar de reconstituir suas reservas estratégicas no fim de 2024

18/03/2024 19h48

Os Estados Unidos terão reconstituído suas reservas estratégicas de petróleo até o fim do ano, depois de usá-las maciçamente para lançar petróleo cru no mercado e frear a escalada de preços da commodity, informou a secretária de Energia, Jennifer Granholm, nesta segunda-feira (18).

Entre setembro de 2021 e julho de 2023, os Estados Unidos utilizaram 274 milhões de barris de suas reservas estratégicas (SPR), cerca de 44% do total.

Depois desta fase, as SPR caíram ao seu menor nível em 40 anos.

Trata-se de um volume sem precedentes - em uma decisão criticada pelos republicanos - sobre o manejo de reservas destinadas teoricamente para enfrentar choques maiores no mercado petroleiro.

Desde junho de 2023, o governo americano começou a recomprar petróleo para repor seus estoques.

Em nove meses, as SPR aumentaram em 14,7 milhões de barris, segundo dados da Agência de Informação sobre Energia (EIA) dos EUA.

Durante um discurso na grande conferência de energia CERAWeek, em Houston, Texas, Granholm explicou que o governo já comprou petróleo para aumentar em 30 milhões de barris o volume de reservas com relação a seu piso de julho de 2023.

Também recorreu a contratos de intercâmbio que permitem ao governo recuperar petróleo depois de prestar um montante equivalente a atores do mercado.

"Até o fim do ano, estaremos como estávamos se não tivéssemos usado" as reservas, afirmou a funcionária.

tu/mr/db/mvv/am

© Agence France-Presse

Notícias