Topo
Notícias

De Austrália a Canadá: o que é grupo de países liderados pelo Reino Unido?

Após a morte de Elizabeth II, rei Charles fez discurso ao Reino Unido e às nações da Commonwealth - Yui Mok/Pool via REUTERS
Após a morte de Elizabeth II, rei Charles fez discurso ao Reino Unido e às nações da Commonwealth Imagem: Yui Mok/Pool via REUTERS
do UOL

24/09/2022 04h00

Os súditos da monarquia britânica não vivem apenas no Reino Unido. A rainha Elizabeth 2ª, que morreu neste mês aos 96 anos, também dividiu sua história com nações da Commonwealth, um grupo formado por 56 países, a maioria ex-territórios do Império britânico.

Com viagens extensas a esses países, Elizabeth 2ª tentou manter a Commonwealth unida sob a sua coroa. Após sua morte, crescem as dúvidas se o rei Charles 3º conseguirá manter a união do grupo.

Os países da Commonwealth estão distribuídos em seis continentes. O grupo abrange cerca de 2,5 bilhões de pessoas - o equivalente a aproximadamente um terço da população mundial. Os membros mantêm laços de história, idioma e cultura. Não há compromissos legais e os países podem se retirar unilateralmente do grupo.

Entre os 56 países que compõem a Commonwealth, estão Índia, Austrália, Canadá, Quênia, Malásia, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul e Bahamas. A maioria dos membros da Commonwealth obteve a independência durante o reinado de Elizabeth 2ª e hoje não está mais subordinada à Coroa britânica.

Já as nações da Commonwealth que têm o rei Charles 3º como chefe de Estado são 14, além do Reino Unido: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. Esses são os chamados reinos da Commonwealth e têm como forma de governo a monarquia constitucional.

Quem está no comando da Commonwealth?

Elizabeth 2ª estava à frente da Commonwealth desde a morte de seu pai, o rei George 6º, em 1952. Em 2018, dirigentes da comunidade aprovaram a indicação da própria rainha para que Charles assumisse o comando da Commonwealth quando Elizabeth 2ª morresse - a transmissão do cargo não é hereditária.

Naquela época, houve um clamor entre os Estados-membros para que o cargo passasse por um rodízio entre os diferentes países, mas Elizabeth, o governo britânico e outros líderes acabaram apoiando Charles.

Com a morte da rainha, houve protestos contra o novo monarca. Antimonarquistas da Commonwealth questionaram o futuro do reinado. A ilha caribenha de Antígua e Barbuda, um dos reinos da Commonwealth, anunciou para os próximos três anos um referendo sobre a abolição da monarquia. A Austrália também prevê um referendo para depois de 2025.

Em novembro do ano passado, Barbados rompeu os laços com a monarquia, tornando-se uma república. Apesar dessa ruptura, o país continua a fazer parte do grupo maior, de 56 países, a Commonwealth.

Notícias