PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

RAM 1500: 5 motivos que fazem a picape premium valer o investimento

Divulgação
Imagem: Divulgação
Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

do UOL

Colunista do UOL

25/11/2021 11h00

Nesta semana, o primeiro vídeo que publiquei no YouTube completou nove anos. É a data que considero o início do meu negócio como Caçador de Carros. De lá para cá, milhares de veículos passaram pelas minhas mãos, e trabalhar com algo que sempre foi minha grande paixão tem feito esse período ser o mais feliz da minha vida

Mas, como praticamente tudo que é repetitivo e se torna rotineiro, confesso não ter o mesmo entusiasmo que já tive no passado com os atuais lançamentos. Por mais fantásticos que sejam, a percepção que fica na maioria das vezes é de "mais do mesmo".

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Sendo assim, quando tenho a oportunidade de testar algo realmente diferente, o sorriso volta a aparecer no meu rosto. Foi assim em setembro com o Chevrolet Camaro, já registrado em uma coluna passada, e agora com a RAM 1500 Rebel.

RAM 1500 Rebel  - Felipe Carvalho - Caçador de Carros - Felipe Carvalho - Caçador de Carros
RAM 1500 Rebel
Imagem: Felipe Carvalho - Caçador de Carros

Que picape, meus amigos! Daquelas que superam com folga qualquer expectativa que se faça. E foi assim logo nos primeiros minutos, observando as soluções e sutilezas do projeto.

Foram várias as surpresas agradáveis, que me fizeram esquecer das objeções comuns que fazemos desse tipo de veículo: preço, consumo de combustível e tamanho, de fato não são amigáveis para pessoas como eu. Mas e daí? Problemas da nossa economia, das nossas ruas e das nossas vagas de estacionamento, não da picape, que beira a perfeição.

Caso o leitor não se apegue nesses "detalhezinhos", seguem cinco motivos para você comprar uma RAM 1500 Rebel e ser feliz.

RAM 1500 Rebel  - Felipe Carvalho - Caçador de Carros - Felipe Carvalho - Caçador de Carros
RAM 1500 Rebel acabamento
Imagem: Felipe Carvalho - Caçador de Carros

Acabamento

Essa picape é classificada como Premium pelo fabricante, e não é à toa. Na parte externa da carroceria é notável a qualidade da construção. Na parte interna, tudo é suave ao toque, com escolha de cores e design de extremo bom gosto. Transmite a robustez esperada de uma picape, mas com muito mais capricho que qualquer outra.

O isolamento acústico me fez esquecer do mundo lá fora. É preciso se atentar ao ponteiro do conta-giros para saber se o motor está ligado, já que em marcha lenta não se ouve absolutamente nada.

Até mesmo o acabamento interno da caçamba é diferenciado, com adoção de uma pintura própria, que tem a função de proteger a lataria de qualquer coisa que for transportada ali. Aos que estão acostumados com veículos Premium e precisam de uma picape, vão se sentir em casa com a RAM.

RAM 1500 Rebel equipamentos - Felipe Carvalho - Caçador de Carros - Felipe Carvalho - Caçador de Carros
RAM 1500 Rebel equipamentos
Imagem: Felipe Carvalho - Caçador de Carros

Equipamentos

A lista de equipamentos é enorme. Interessante notar que escolheram apenas duas configurações, "Level I" e "Level II", sendo ambas extremamente bem equipadas. Nos Estados Unidos, seu principal mercado, existem inúmeras combinações mais simples, mas pelo visto não teriam interesse por aqui.

Seguem os que eu mais apreciei: bancos elétricos com ajuste lombar e memória no do motorista, rebatimento elétrico dos retrovisores, regulagem de altura do pedal do acelerador, retrovisor interno digital, head-up display, teto solar panorâmico, multimídia gigantesca com tela de 12", câmera 360°, sistema de som da Harman Kardon, inúmeras tomadas espalhadas por todo o canto e aquecimento em todos os bancos.

Tem ainda duas opções de abertura da caçamba, duas "RAM BOX" nas laterais da caçamba e estribo lateral elétrico, sendo que esse último é um acessório vendido a parte, mas que considero indispensável por conta da elevada altura da carroceria em relação ao solo. Fora sua irmã RAM 2500, não tem outra picape no mercado nacional tão bem equipada.

RAM 1500 Rebel espaço interno - Felipe Carvalho - Caçador de Carros - Felipe Carvalho - Caçador de Carros
RAM 1500 Rebel espaço interno
Imagem: Felipe Carvalho - Caçador de Carros

Espaço interno

Tudo na RAM 1500 Rebel é superlativo, e não poderia ser diferente com o espaço interno. Essa é a limusine das picapes, e basta abrir a porta traseira para comprovar. O assoalho traseiro é tão grande, que parece ser do tamanho de uma cama de solteiro.

O descansa braço dianteiro é tão largo, que certamente caberia mais um assento ali. São tantos porta objetos espalhados pela cabine, que a gente até se perde. No total, são 151 litros, quase o mesmo que o porta malas de um Fiat 500.

Na caçamba, as dimensões parecem similares a de outras picapes, mas a grande sacada está na RAM BOX, dois compartimentos com 103 litros cada, impermeáveis e bem protegidos, que podem ser utilizados até para manter a temperatura de alimentos e bebida, bastando apenas abastecer esses espaços com gelo, que depois podem ser facilmente escoados pelos drenos.

RAM 1500 Rebel motor - Felipe Carvalho - Caçador de Carros - Felipe Carvalho - Caçador de Carros
RAM 1500 Rebel motor
Imagem: Felipe Carvalho - Caçador de Carros

Motorização

Como é delicioso acelerar um V8. No caso, o famoso Hemi, lendário motor da Chrysler. São 5,7 litros que geram 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Extremamente suave e silencioso, acorda rapidamente quando é cutucado com o pé direito. Mas cuidado, pois no ciclo urbano, a sensação é de estar num elefante dentro de uma loja de cristais. Rápida até demais, acelera da imobilidade até os 100 km/h em apenas 6,4 segundos.

Com tecnologia que desliga metade dos cilindros quando não é tão exigido, e com grade que se fecha para melhorar a aerodinâmica, esse motor até que é bem eficiente.

Claro que quando eu falar que a média comigo ficou na casa dos 5 km/l com gasolina, o leitor vai achar que estou louco. Mas pense bem, olha o tamanho do motor, olha o tamanho da picape, olha o peso da picape... tem como esperar algo melhor que isso?

Sobre a transmissão, de tão boa eu até esqueci que existia. São 8 marchas perfeitamente escalonadas. A tração tem opções 4x2, 4x4 normal e 4x4 com reduzida. Os freios são enormes discos ventilados nas 4 rodas. A suspensão é um show à parte, com molas helicoidais na traseira, ao invés dos feixes de molas comuns em picapes. Suporta fora-de-estrada com muita valentia, mas sempre com muito conforto para os ocupantes.

RAM 1500 Rebel - divulgação  - divulgação
Imagem: divulgação

Versatilidade

É de se pensar que não é recomendada para uso diário. Nos dias que fiquei com ela, viajei com a família, levei minha filha na escola, fui no mercado com minha esposa e no final deu tudo certo. Mas, claro que não é a melhor escolha para coisas simples. O dono de uma RAM, certamente tem outros carros mais racionais para uso diário, e pode deixar a picape para ser usada naquilo que é melhor.

Pegar estrada com ela é uma experiência única, e saber que ela encara fora-de-estrada com valentia, nos dá segurança de ir para lugares onde outros não chegam. Fora sua capacidade de rebocar 5062 kg, um baita diferencial para quem faz esse tipo de uso.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Notícias